Fórum da ABRUEM discute Internacionalização e Governança Universitária
A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz(UESC) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, Adélia Pinheiro, discute "Internacionalização e Governança Universitária" no 57º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM. O evento prossegue na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), em São Paulo, até sábado(10), reunindo reitores, pró-reitores e assessores das instituições de ensino superior afiliadas.
Na cerimônia de abertura a presidente da Abruem e reitora da UESC, Adélia Pinheiro, além de dar as boas vindas ao participantes e agradecer ao Reitor da Unesp e a toda a sua equipe pela organização do Fórum, disse que "o contexto atual é de crises e ameaças e avanços importantes como o Sistema Nacional de Pós-Graduação tem o financiamento federal atingido de forma não isonômica quanto a natureza das Instituições de Ensino Superior. Entretanto, as competências e a missão das universidades, junto a uma ação política firme de reitores e da Abruem, são elementos imprescindíveis na atualidade. Compartilho esperança e estímulo."
O evento foi aberto quarta-feira (7) em solenidade no auditório do Novotel Jaraguá, e prosseguiu na manhã desta quinta-feira(8), com apresentação da Câmara Técnica de Extensão sobre " Experiências de creditação na extensão" contando com a participação do Pró-reitor de Extensão da UESC, professor Alessandro Fernandes Santana. À tarde, será a vez da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Élida Paulina Ferreira, também da UESC, participar da apresentação da Câmara Técnica de Pós-Graduação, "O Impacto do Financiamento da Pós-graduação no Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Cientifico do País".
Durante a cerimônia de abertura, o Reitor da UNESP, Profo Julio Cezar Durigan, foi homenageado com a placa da ABRUEM. Ele também recebeu o diploma e a medalha de homenagem representando o Profo Herman Jacobus Cornelis Voorwald, Associado Honorário da ABRUEM e reitor da UNESP entre 2009 e 2010.